quinta-feira, 22 de março de 2018

Easter Hat Parade


Dia 21 de março do ano da graça de 2018. A vila, resguardada na sua concha vinhateira, acordou plena de luz e encanto. No ar havia um perfume de terra molhada fruto das chuvas da invernia decretada pelo general inverno que soprou forte bem do alto do seu castelo, no Marão.
As mimosas já florescem nos caminhos, os pessegueiros e as cerejeiras começam a pintar a paisagem com as suas cores brancas e rosas. Os vinhedos ainda estão adormecidos à espera de iniciarem o seu caminho até ao lagar. Os pássaros, esses resistentes do universo, ainda têm as asas molhadas e os bicos mirrados pelo frio.
Os sinos nas capelas e campanários tocam a aproximação da Páscoa, as amêndoas dulcíssimas enchem as prateleiras dos supermercados e o sabor a pão de ló começa a fazer salivar os gulosos.
Em breve, acaba o 2.º período e com ele vêm as merecidas férias da Páscoa. Só que o nosso agrupamento resolveu, pela primeira vez, comemorar uma tradição da cultura de um dos países de língua inglesa: os Estados Unidos. A “Easter Hat Parade” é uma tradição que surgiu há cerca de dois séculos na cidade de Nova Iorque, mas acabou por se estender a muitas outras cidades americanas. Importada a ideia, a nossa primeira “Easter Hat Parade” pretendeu ser nada mais, nada menos, que um desfile de chapéus de Páscoa de muitas cores, que procurou a originalidade e a criatividade, representando, igualmente, a abertura a novas tradições, países e culturas.
Vieram os meninos e meninas do Assento, de Fontes, de São João de Lobrigos e do Centro Escolar de Santa Marta. Tal qual um afluente, juntaram-se ao rio de meninos das quatro turmas do 2.º ciclo. Vieram professores, auxiliares, gentes do vale e da serra, de olhos castanhos, verdes e azuis. Outras traziam as mãos gastas pelo trabalho duro dos socalcos. São as nossa gentes!
E como neste dia 21 de março se comemorava o Dia Mundial da Poesia, o grupo de português e a equipa da Biblioteca Escolar elaboraram marcadores de página com excertos de poemas de vários autores em Língua Portuguesa, todos eles alusivos à floresta e à natureza. Sim, por que também se comemorava o Dia Mundial da Floresta. Ah! E cada marcador tinha uma imagem com um exemplar de uma árvore… 4 em 1… Páscoa! Poesia! Floresta! Primavera!
Estão todos os parabéns! O Município por ter dito presente no momento em que o desfile abraçou o Edifício dos Paços do Concelho. A direção do Agrupamento por ter apadrinhado a ideia e ter contribuído para a organização e coordenação do desfile. Os pais e os alunos pela lição de trabalho, de dedicação e gosto pela beleza, patentes nos excelentes trabalhos apresentados! O grupo de inglês, sob a força motriz emanada pela professora Andreia Correia! A dedicação e a abertura de todos os professores titulares de turma dos dois ciclos! À GNR, que até tem um jipe de cores primaveris! Ao São Pedro que nos trouxe um dia sem chuva e com farripas de primavera! Por fim, agradecer à vida por nos permitir comemorar toda a beleza que há no mundo!

Professor António Martins, grupo de inglês










Sem comentários:

Enviar um comentário

Semana da Leitura 2024

  Mães Brilham na Semana da Leitura na Sala de aula      Durante a Semana da Leitura, as mães destacaram-se ao partilhar leituras envolvente...